sexta-feira, outubro 28, 2005

Danças Ocultas em Castelo Branco

Na passada segunda-feira fui a Castelo Branco assistir ao concerto das Danças Ocultas com o meu amigo Carlos Calado. Eu não ouvia este grupo ao vivo desde a sua actuação no saudoso Viv'a Rua em Évora no final da década de 90.
O deslumbramento que me provocaram há dez anos na Praça do Giraldo descobri-o nos olhos do Carlos enquanto ele bebia sofregamente cada nota, cada acorde que os quatro músicos produziam no palco do Cine-teatro albicastrense...
Reconhecemos as músicas dos primeiros dois dicos e extasiamo-nos com a descoberta de "Pulsar".
"Muuito à frente"... dizia o Calado, naquela expressão que utiliza quando uma experiência lhe enche as medidas.
No final insistiu para que esperássemos pela saída do Artur Fernandes. "Temos de o conhecer pessoalmente!"
E ficamos à porta do teatro...
O que se passou depois foi a emoção de um encontro há muito adiado e de um abraço de alguém que, no fundo, já conheciamos...

quinta-feira, outubro 13, 2005

O Acordeão e a Música

Caros amigos “bloguistas”: Foi com enorme prazer que aceitei o convite feito pelo meu amigo e colega Octávio Martins para participar neste local de ideias livres, construtivas, sinceras e sentidas sobre Acordeão, o ensino e a música.
Acedi participar neste espaço (é a primeira vez que participo num blog)ao encontrar o Octávio, que não via há pelo menos 2 anos, no passado dia 25 de Setembro em Estremoz num concerto em que participei e em que depois do mesmo conversámos bem mais de uma hora sobre o Acordeão e a música em geral. Essa conversa levou-nos a percorrer alguns anos da nossa vida enquanto estudantes e colegas, o repertório que se tocava, os colegas que deixámos de ver, as competições nacionais e internacionais em que participámos, até ao ensino actual do acordeão. Foi no calor desta conversa que veio o convite do Octávio para colocar de quando em vez, alguns pensamentos e opiniões sobre todos estes assuntos. Aceitei, e espero que possamos trocar e discutir os nossos diferentes pontos de vista sobre este magnífico instrumento, sem recorrer-mos (como acontece em alguns blogs) a ofensas pessoais, pois não contribuem em nada para o bem-estar dos músicos e da música em geral. Prometo em breve escrever sobre alguns dos assuntos que acima sublinhei e que acho pertinentes.
Por agora não me alongo mais, deixando em jeito de conclusão uma frase feita mas que reflecte um pouco a minha opinião e a minha forma de estar na música; “só há dois tipos de música: a boa e a má” .
Abraços a todos , e bem haja Octávio por este espaço.

quarta-feira, outubro 05, 2005

Danças Ocultas na Coupe Mondiale

Acabei de saber que o Danças Ocultas estará no concerto de abertura da Coupe Mondiale! Não podia receber melhor notícia!
Como é referido no seu blogue, para eles "este é o primeiro contacto com este universo "mais académico" do acordeão. É muito interessante este convite da parte da organização, que demonstra assim uma abertura a formas de expressão alternativas!"

No dia 20 de Junho, escrevi neste blogue:
Este desejo de dar a conhecer o seu lado mais "sério" não significa que exclua a "world music" ou o Jazz. Temos, em Portugal, músicos como Gabriel Gomes, Artur Fernandes ou Celina Piedade com trabalhos muito sérios (isto é, rigorosos, criativos...) nessa área e com conhecimento do que se faz "lá fora" (e "lá fora" conhece-se Artur Fernandes e os danças ocultas!).
O momento ideal seria o quebrar das barreiras entre os dois mundos (isso está a acontecer há mais tempo do que se julga no meio acordeonístico).


Este ano promete!!!