segunda-feira, junho 20, 2005

da divulgação do repertório

Estou ansioso pelos primeiros dias de Julho, sem aulas, para me poder dedicar a alguns projectos ligados à divulgação do acordeão na minha região.
Nas duas associações musicais onde ensino o instrumento pretendo encetar contactos com outras escolas do litoral e do Algarve onde o número de alunos e o nível do trabalho desenvolvido é bastante elevado. O incentivo para a aprendizagem do acordeão passa pela qualidade do repertório e dos seus intérpretes. Por isso é essencial trazer a Évora bons acordeonistas para dar a conhecer o que de melhor se tem escrito para o instrumento nos últimos anos.
Não tenho o dinamismo de colegas como Aníbal Freire, de Alcobaça, ou Paulo Jorge Ferreira, que trabalha em Castelo Branco. Mas conto hoje com o apoio das duas instituições eborenses que estão mais interessadas na divulgação do acordeão de concerto.
Este desejo de dar a conhecer o seu lado mais "sério" não significa que exclua a "world music" ou o Jazz. Temos, em Portugal, músicos como Gabriel Gomes, Artur Fernandes ou Celina Piedade com trabalhos muito sérios (isto é, rigorosos, criativos...) nessa área e com conhecimento do que se faz "lá fora" (e "lá fora" conhece-se Artur Fernandes e os danças ocultas!).
O momento ideal seria o quebrar das barreiras entre os dois mundos (isso está a acontecer há mais tempo do que se julga no meio acordeonístico).
Contudo, essa não é a minha vocação. Foi a via mais "erudita " que me apaixonou desde o princípio...
Para quem não conhece o repertório contemporâneo para acordeão de concerto ou bayan, explore os links de acordeonistas que se encontram aqui ao lado. Todos os comentários serão bem-vindos!

3 comentários:

Octavio disse...

Não tem que agradecer. Ler o seu blog é prazer. Estou à sua disposição para quaisquer esclarecimentos sobre o acordeão.

concertinartur disse...

Parabéns Octávio por abrires assim o teu fole!
E já agora obrigado pela referência!

Anónimo disse...

Fiz uma pesquisa em V. Matono(porqe acho que não falar como se deve deste homem e da sua obra é uma coisa que me entristece) e apareceu-me o teu blog.
Fiquei extremamente satisfeito.
Há quantos anos......
Um grande abraço para ti.
A.Neves