quarta-feira, novembro 15, 2006
Concerto pelo Duo Alma Mater
Uma sala cheia recebeu estes antigos alunos da ESART e que se encontram actualmente a frequentar, no caso do Gonçalo, o mestrado em performance, na Universidade de Aveiro e a Hochschule fur Musik Koln, no caso do Nuno.
Foi uma oportunidade de sentir como é que o Gonçalo está a digerir o recente prémio no Concurso do Estoril e aproveitei para lhe fazer algumas perguntas:
Carlos Semedo (CS): Gonçalo, tu fizeste um percurso longo como qualquer instrumentista; agora que começas a ganhar um certo distanciamento relativamente a esse caminho, como sentes a evolução do acordeão em Portugal?
Gonçalo Pescada (GP): Sinto que houve uma grande evolução! Cada vez há mais jovens a querer estudar acordeão e finalmente o público começa a ter oportunidade de ouvir, por exemplo, o acordeão no contexto da música para grande orquestra; cada vez mais, o acordeão aparece em grupos de música de câmara e embora o meu caminho tenha começado na Academia, passando pelo Instituto Matono, sinto que a criação do Curso Superior de acordeão foi, também, um passo muito importante.
CS: Estás, pois, confiante no futuro?
GP: Sim, mas há muito por fazer. Há muito trabalho pela frente; por exemplo, há um desafio que deve ser lançado aos compositores portugueses para que escrevam para o nosso instrumento, há um mercado de concertos ainda muito frágil que obriga a que, em praticamente todos os casos, o ensino seja a única hipótese de ganhar um salário regular.
CS: Gostavas que surgissem mais hipóteses de equilibrar a tua vida profissional com um maior peso na realização de recitais?
GP: Sem dúvida. Agora vou ter uma série de concertos com Orquestra Sinfónica e vou realizando alguns recitais com os diversos projectos que abracei, mas é muito pouco.
CS: Há instantes falavas da importância da criação de um Curso Superior de acordeão. O que pensas da resposta do meio ao mesmo?
GP: Creio que não podemos ter pressa. As coisas estão a acontecer a uma velocidade vertiginosa. Nos últimos 15/10 anos muita coisa mudou no acordeão, em Portugal e não podemos esperar uma repentina avalanche de alunos no ensino superior, assim de um momento para o outro. Mas tenho uma certeza, vamos precisar todos uns dos outros para conseguirmos fazer melhor e mais depressa.
CS: O dia de amanhã?
GP: Aulas, muitas aulas, o meu mestrado em Aveiro e, felizmente, alguns concertos.
CS: Obrigado, Gonçalo e parabéns pelo concerto!
segunda-feira, novembro 13, 2006
Concerto no Museu Nacional de Arte Antiga


O acordeonista Horacio Pio e o guitarrista Pedro Rufino, vão realizar juntamente com o ensemble de cordas da Academia de Música e Dança do Fundão, um concerto no dia 29 de Novembro em Lisboa, no Museu Nacional de Arte Antiga, às 19h e que será transmitido pela RDP 2. O programa a executar é o "Double Concert" para Bandoneon e Guitarra de Astor Piazzolla.
sábado, novembro 11, 2006
Concerto de Gonçalo Pescada

Gonçalo Pescada vai apresentar-se em Castelo Branco, no auditório da ESART, em Castelo Branco, no dia 14 de Novembro, às 21h30.
Este concerto em duo com o pianista Nuno Pereira é promovido pelo Instituto Politécnico local em tem entrada gratuita. Este auditório situa-se no último andar do edifício do Cine-Teatro Avenida.
quarta-feira, novembro 01, 2006
Concurso de Acordeão de Castelo Branco
Na página da Escola Superior de Artes Aplicadas também se encontra o ficheiro aqui referido, no seguinte endereço: Concurso de Acordeão de Castelo Branco
Prometemos, também, que na próxima edição já será possível aceder a toda informação num espaço próprio na internet e, claro, proceder à respectiva inscrição e outras facilidades que estamos a estudar.
Como é referido na carta de apresentação aos professores de acordeão e que aqui foi reproduzida em primeira mão, muito mais do que um "concurso", gostaríamos que Fevereiro de 2007 fosse um ponto de encontro e reencontro, um espaço de partilha, confronto de ideias.
Em breve anunciaremos o programa completo, mas já está confirmada a presença, no dia 23 de Fevereiro, do vencedor da Coupe Mondiale (sénior), em concerto, no salão nobre do Governo Civil.
quarta-feira, outubro 25, 2006
Postal final - Asker - Noruega

Este facto parece demonstrar uma enorme vitalidade, nomeadamente das escolas russas, sérvias e francesa. É um facto, Portugal começa a ser presença regular o que só por si já demonstra qualquer coisa. Resta saber que coisa. A actividade prolífica de um punhado de professores? Um crescimento sustentado e com abrangência territorial? Um ciclo virtuoso, que mais tarde ou mais cedo terminará?
Eu não tenho resposta. Creio que só futuro o dirá. Mas tenho uma certeza: o trabalho necessário tem de ser constante e sustentado.
Mudando de registo, confirmo, desde já, que o vencedor da Coupe Mondiale, Vladimir Chernukh (na foto, à direita), vai tocar em Castelo Branco, no dia 23 de Fevereiro, no salão nobre do Governo Civil. Marquem nas vossas agendas e apareçam.
terça-feira, outubro 24, 2006
Outubro dominado pelo fole!
O acordeonista algarvio Gonçalo Pescada classificou-se em segundo lugar no 6º Prémio Internacional de Acordeonistas Clássicos, concurso que decorreu no princípio de Outubro na cidade italiana de Lanciano, anunciou hoje a Academia de Música de Lagos.
Professor da Academia de Música de Lagos e director pedagógico do Conservatório de Portimão Joly Braga Santos, Gonçalo Pescada obteve 90,5 pontos em 100 possíveis.
O acordeonista algarvio apresentou na prova final, no Teatro Fedele Fenaroli (Itália), obras de Bach e de compositores contemporâneos, arrebatando o segundo lugar entre os vários concorrentes, maioritariamente oriundos de países da Europa de Leste e da Ásia.
Integraram o júri do 6º Prémio Internacional de Acordeonistas Clássicos, professores e concertistas de renome internacional de Itália, Ucrânia, Rússia, China e Holanda.
Além das funções que desempenha na Academia de Música de Lagos, Gonçalo Pescada prepara o Mestrado em Performance, na Universidade de Aveiro.
sábado, outubro 21, 2006
4º Postal de Asker - Coupe Mondiale



Só tenho tempo para rabiscar que Portugal acaba de vencer a categoria de Música de Câmara, com o duo desConcertante tendo, também, conseguido um terceiro lugar, com o duo Carolina Patrício/Carisa Marcelino.
Os concorrentes portugueses na categoria júnior ficaram no décimo primeiro(Inês) e décimo segundo (André) lugares.
Estão todos de parabéns!
3º postal de Asker

Depois das provas da Coupe Mondiale sénior, durante a manhã de sábado, já só falta a final da categoria Entertainment júnior e, pelas 17h30 locais, a ratificação dos resultados em Assembleia Geral da Confederação Internacional.
A expectativa é grande sobretudo pelo resultado na categoria de música de câmara, na qual temos possibilidade de vencer mas, também, para verificar qual a substância do bom desempenho da Inês e do André na sua categoria, Coupe Mondiale júnior. Uma coisa é certa: o ambiente é excelente pois o país foi brilhantemente representado e há sempre muita aprendizagem que só pode ser feita neste âmbito.

Já falta pouco...até já!
sexta-feira, outubro 20, 2006
2º postal de Asker - Coupe Mondiale

Hoje foi um dia especial. Pude assistir às provas de Música de Câmara, nas quais participaram os dois grupos portugueses que, sob a orientação de Paulo Jorge Ferreira, se apresentaram a concurso.
Acredito que, se houver justiça, o trio Desconcertante vai receber o 1º prémio. Não quero fazer a festa antecipadamente mas parececeu-me o trabalho mais consistente e sólido. O duo de flauta e acordeão esteve a um nível excelente e estou certo que vai obter uma boa classificação.
Não pude assistir à segunda prova dos nossos candidatos nos júniores, mas as informações que me chegaram são muito positivas. E quando falo de informações não se trata dos nossos compatriotas, mas de membros do júri internacional.

Em resumo, confirma-se uma excelente participação portuguesa, nesta Coupe Mondiale, demonstrando que o trabalho sério que está a ser feito em Portugal começa a ser reconhecido também em outras categorias que não a de Entertainment, isto sem qualquer juízo depreciativo. A verdade é que o último vencedor português foi exactamente João Frade, na categora referida, o que nos deve orgulhar.
Outro aspecto importante que gostava de destacar neste postal é o facto de esta competição se afirmar cada vez mais como ponto de referência mundial, pois tanto no plano quantitativo como no qualitativo revela um crescendo extremamente motivador para quem se interessa pelo acordeão. O nível nas categorias sénior e júnior foi muito elevado e afinal acabei por me enganar. O filandês no qual apostava não vai à final, dominada por 3 russos, um francês, um croata e uma espanhola aluna de Iñaki Alberdi, vencedor da Coupe Mondiale.
Os resultados só estarão disponíveis para o grande público amanhã, sábado, após a realização de uma assembleia geral da Confederação Internacional, pelas 16h30, hora portuguesa. Logo que tiver a informação disponível, irei publicá-la aqui.
quinta-feira, outubro 19, 2006
1º Postal de Asker, Noruega

Está quase a chegar ao fim o segundo dia de competição aqui em Asker e os portugueses que concorrem na Junior Coupe Mondiale já realizaram a primeira parte do seu programa. O André e a Inês têm uma concorrência cerrada mas motivadora e amanhã, sexta-feira, terão oportunidade de confirmar uma boa participação.
Sem surpresas, a meteorologia oferece um tempo cinzento e chuvoso durante praticamente todo o dia. Asker é uma cidade bonita, bem enquadrada num vale não muito profundo e a cerca de 30 km de Oslo. Descubro pessoas afáveis e simpáticas, com um sorriso calmo e desarmante e, também sem surpresas, um nível de vida incomportável para as bolsas lusas.

A Coupe Mondiale sénior é dominada pelos países do costume, Sérvia, Rússia e França, com um finlandês, aluno de Mika Vayrinen, a intrometer-se. Neste momento ainda não sairam os resultados para a final, no sábado mas penso que não andará muito longe do cenário das nacionalidades apontadas.
Hoje realizaram-se as primeiras provas das categorias Entertainment, com a já habitual avalanche francesa.
Na noite passada, teve lugar o concerto de abertura, com a participação de uma série de artistas locais, apresentando uma perspectiva da música tradicional, arranjos e composições originais para ensemble, duo de acordeões e algum humor pelo meio. O concerto foi encerrado pelo vencedor da categoria de acordeão de teclas do ano transacto, em Castelo Branco, Alexander Shirunov.

Há meia hora chegaram os quatro representantes portugueses que faltavam: o Sérgio, a Ana, a Carolina e a Carisa irão participar na categoria de música de câmara que tem, este ano, um número recorde de 8 grupos.
Amanhã de manhã irão entrar em acção todos os portugueses com o trio Desconcertante a começar e o André já no início da tarde a encerrar a nossa participação.
E termino este postal com a referência ao sítio na Internet da Coupe Mondiale no qual poderão encontrar informação mais detalhada: COUPE MONDIALE
quinta-feira, outubro 12, 2006
Novidade nova, novinha em folha!

Caro (a) professor (a) de Acordeão,
Não é todos os dias que assistimos ao nascimento de um evento no qual o acordeão é o centro das atenções. Daí que a nossa alegria seja motivada não só pelo facto de estarmos a apresentar o Concurso de Acordeão de Castelo Branco pela primeira vez mas, principalmente, pela razão pela qual achamos que é oportuna a criação do mesmo:
É nossa a percepção de que o Acordeão cresceu, nos últimos dez anos, a uma velocidade vertiginosa, tanto no plano quantitativo como qualitativo. Todo o trabalho pacientemente levado a cabo pelos nossos professores, durante anos a fio, começa a dar os seus frutos e Portugal começa a dar-se conta das potencialidades do nosso instrumento.
Pareceu-nos que seria importante tentar dar mais um contributo, juntando-nos a outras actividades que já se realizam em algumas regiões do país. Desenhámos um Concurso de Acordeão de Concerto, com diversas categorias para os solistas e envolvendo também a Música de Câmara, procurando fazer uma oferta alternativa à que já existe. Acreditamos que só com uma rede sólida de eventos em torno do instrumento, poderemos crescer e cimentar as melhorias observadas nos últimos anos. E uma rede sólida implica uma partilha de informação entre os vários agentes e uma enorme abertura relativamente à produção de todos.
É por isso que mais que um Concurso, gostaríamos que fosse um ponto de encontro, um cruzar de olhares, uma partilha de experiências e um pequeno, pequenino farol que nos ajuda a perceber o caminho que falta percorrer.
Benvindos!
quarta-feira, outubro 11, 2006
Postais com impressões de Asker- Coupe Mondiale 2006

A partir de dia 17 de Outubro vou tentar enviar uns postais com impressões da Coupe Mondiale 2006, que decorrerá em Asker, de 17 a 22 de Outubro. Em boa verdade não poderei garantir o ritmo diário mas vou tentar.
Boa sorte para os candidatos portugueses!
Foto retirada do sítio oficial.
quarta-feira, outubro 04, 2006
Festival de Acordeões de Torres Vedras
Sábado 28 Outubro 2006 a Sábado 11 Novembro 2006
Festival Internacional de Acordeões
Programa:
Renato Borghetti Teatro Cine de Torres Vedras 28 Outubro 21h30
“Mestre Cheiroso e Seus Brincantes” Danças e Folguedos de Sergipe Adega Cooperativa de Dois Portos 1 Novembro 21h30
Martin Lubenov & Jazzta Prasta Band-BulgáriaTeatro-Cine de Torres Vedras 4 Novembro 21h30
Dazibao- BélgicaTeatro-Cine de Torres Vedras 5 Novembro 21h30
João Gentil Trio- PortugalInstituto da Vinha e do Vinho de Torres Vedras 8 Novembro 21h30
Oficinas de Formação Musical /Master Class
Centro In. Forma- Terminal Rodoviário de Torres Vedras 28 Outubro a 4 Novembro
Merendas do Acordeão
2 Novembro- Café “A Brasileira” 17h30
4 Novembro- Bar de Origem Controlada 17h30
6 Novembro- Cervejaria “O Gordo” 17h30
9 Novembro- Café Havaneza 17h30
10 Novembro- Adega Típica “Manadinhas” 17h30
quarta-feira, setembro 20, 2006
Concertos em Faro e Porto


No próximo dia 23 de Setembro, o Duo formado por Paulo Jorge Ferreira (Acordeão) e Carlos Alves (Clarinete) actuará no Teatro Lethes em Faro, pelas 21.30h. Serão interpretadas obras de Werner Richter, Rainer Glen Buschmann, Wolfgang Hofmann e Paulo Jorge Ferreira.
No Dia Mundial da Música, 1 de Outubro, Paulo Jorge Ferreira interpretará a Jazz Suite nº2 de Shostakovich, convidado pela Orquestra Nacional do Porto. Este concerto decorrerá na Casa da Música (sala 1) às 18h.

domingo, setembro 10, 2006
Impromptu...

Festival "Percursos" 2004 - Os "Macacos das Ruas de Evora" tocam "Squeezebox" de Artur Fernandes (eu toquei a parte de acordeão!)
Este evento levou-me a reflectir sobre o papel da improvisação no ensino do instrumento
nos conservatórios. Quando aqueles músicos me pediram para fazer um pequeno solo confesso que não consegui libertar-me do "texto".
Que espaço guardam os nossos professores nas aulas para esta práctica?

quinta-feira, setembro 07, 2006
Coupe Mondiale 2006 - Candidatos Portugueses
Coupe Mondiale 2006 - candidatos portugueses
terça-feira, setembro 05, 2006
Coupe Mondiale 2006 - Candidatos Portugueses
segunda-feira, setembro 04, 2006
Ciclo Internacional de Acordeão (Alcobaça)
Das razões apontadas há uma que conheço muito bem e que se resume a uma constatação: pode organizar-se um evento durante três, quatro, dez anos mas quando se trata de procurar apoios, parece quase sempre que estamos a começar do zero. Há alguma coisa que não bate certo.
Cansado de pensar que é um problema de Portugal (até porque nos diversos contactos com programadores estrangeiros, eles queixam-se mais ou menos do mesmo) e da sua crónica falta de cultura estou à procura de respostas em mim mesmo enquanto organizador e promotor.
Para já não tenho respostas sólidas, mas só a inquietação e a procura já está a ser um processo interessante e estimulante.
quarta-feira, agosto 09, 2006
Primeiro acorde no Squeezeblog
É esse o desiderato. E aqui estou.
Carlos Semedo (aka Stalker)
sábado, agosto 05, 2006
Astor Piazzolla - ADIOS NONINO
Para os fãs de Astor Piazzolla uma extraordinária versão ao vivo do "Adios Nonino".
(dedicado ao Pedro...)
sexta-feira, agosto 04, 2006
quinta-feira, agosto 03, 2006
Gonçalo Pescada ganha 1º prémio de Concurso de Interpretação do Estoril

Gonçalo Pescada ganhou o prestigiado Concurso de Interpretação do Estoril realizado entre 29 e 30 de Julho. Este prémio tem distinguido jovens cantores e instrumentistas portugueses e é a primeira vez que um acordeonista obtém o 1º lugar.
Este foi um ano extraordinário!
Parabéns, Gonçalo!
quarta-feira, agosto 02, 2006
Ouvir (2)
Por isso, para os que ainda não conhecem e para todos os que desejam ouvir bons intérpretes inseri na barra lateral a secção "Ouvir".
Começo por Piazzolla, um dos mais mediáticos (mas nem por isso o mais imediato) compositores do séc. XX, interpretado pelo Paulo Jorge Ferreira. Este excerto é retirado do CD "Percursos", que já apresentei aqui.
Obrigado à Inês pela sugestão!
sábado, julho 29, 2006
Uma acordeonista de Estremoz!
O repertório que apresentou era muito exigente. Apesar do nervosismo, a Margarida portou-se muito bem.
Depois da prova conversámos um pouco. Fiquei radiante quando me disse que vinha de Estremoz!
Perdoem-me o bairrismo (um pouco bacoco...) mas para mim é motivo de júbilo saber que alguém da minha terra está fazer um estudo sério do instrumento. Há mais de vinte anos que ninguém se dedicava ao acordeão de concerto em Estremoz. Admiro a coragem da Margarida. Num meio ainda muito hostil (talvez mais agora do que no meu tempo...) ela persiste.
Continua o bom trabalho, Margarida!
Coupe Mondiale
"O júri formado por Paulo Jorge Ferreira, José António Sousa, Carlos
Marecos(compositor) e Pedro Santos admitiu (...):
Categoria Coupe Mondiale Júnior
André Teixeira
Interpretou: Prelúdio e Fuga em Fa#m BWV 883 – J.S.Bach
Flashing – Arne Nordheim
Inês Vaz
Interpretou: Sonata Sol M K 13 – D. Scarlatti
Final da Sonata nº3 - Vladislav Zolotaryov
Categoria Música de Câmara
Trio Desconcertante
Carisa Marcelino – Acordeão
Ana Luísa Marques – Violoncelo
Sérgio Neves – Clarinete
Interpretou:
Desconcertante(2º and.) – Carlos Marques
O medo do rítmo branco(2º e 3º and.) - C. Marecos
Duo Acordeão/Flauta
Carisa Marcelino – Acordeão
Carolina Patrício – Flauta
Interpretou:
Ballade – Helmut Reinbothe
Scherzino – Rainer Pezolt"
Desejo muitas felicidades aos jovens músicos!
segunda-feira, julho 24, 2006
domingo, julho 23, 2006
Links actualizados
Entretanto, volto a recomendar o seu CD, "Intuição".
sexta-feira, julho 14, 2006
I Festival de Acordeão em Montemor-o-Novo
Este músico vai tocar hoje com a Orquestra do Algarve na Igreja Matriz de Albufeira. Poderão encontrar o programa aqui.
Este fim de semana está cheio de surpresas para os entusiastas do acordeão de concerto...
V.M.

Refiro-me à amizade que, ao contrário do possa parecer, tem tudo a ver com este "objecto estranho" (obrigado, r.)
Recentemente, o Armindo descobriu este blog. Graças a este espaço tenho reencontrado "velhos" conhecidos que se dedicaram ao estudo do acordeão e o fizeram (ou ainda fazem) com grande competência e rigor.
(O Armindo é um daqueles instrumentistas raros com um talento "bigger than life" mas que deixou de tocar, como outros que já referi aqui).
Num comentário deixou uma sugestão interessante: divulgar a vida e obra de Vitorino Matono.
Concordo contigo, Armindo... É preciso dar a conhecer o extraordinário trabalho do nosso professor.
Contudo, não sei se eu serei a pessoa indicada para o fazer. Acho que a melhor homenagem que se lhe pode prestar é registar os testemunhos de cada uma das pessoas que com ele conviveram e trabalharam.
Convido os meus leitores (e conto contigo, Armindo, para começar...) a deixarem o seu comentário sobre o professor, o amigo, a personalidade de um homem que de uma ou de outra forma marcou a vida de todos os que se dedicaram ao acordeão na segunda metade do século passado.

Na manhã do próximo domingo, dia 16 de Julho, realizar-se-á no Conservatório de Castelo Branco a prova de selecção dos candidatos portugueses ao Concurso Internacional de Acordeão. Este evento irá decorrer em Asker, Noruega, de 18 a 22 Outubro de 2006.
Mais informações sobre o Concurso e a entidade organizadora, aqui e ali.
Concerto em Viana do Castelo

O Paulo Jorge Ferreira foi convidado pela Orquestra da Escola Profissional de Viana do Castelo para a interpretação de Jazz suite nº2 de Shostakovich no dia 15 de Julho, pelas 21.30h. Este concerto decorrerá no Teatro Sá de Miranda em Viana do Castelo.
quinta-feira, junho 29, 2006
Concerto na Escola de Música do Conservatório Nacional

No dia 6 de Julho, pelas 21.30h, vai realizar-se um Concerto de Acordeão e Música de Câmara na Escola de Música do Conservatório Nacional. Os músicos deste recital são alunos das classes do Prof. Paulo Jorge Ferreira nas seguintes instituições: Escola Superior de Artes de Castelo Branco, Conservatório Regional de Castelo Branco, Escola de Música do Conservatório Nacional e Conservatório D. Dinis.
Programa
Ballade – Helmut Reinbothe
Scherzino – Rainer Pezolt
Duo Flauta / Acordeão
Carolina Patrício / Carisa Marcelino
Sonatina Facile – Petr Fiala
Alegria – Klenkov
Pedro Soares
Scherzo em estilo clássico – Yevgeny Derbenko
António Correia
Bach to swing – Claude Bolling
João Alves
Concertino – Sérgio Azevedo
Triopus – Paulo Jorge Ferreira
Otoño Porteño – Astor Piazzolla(adapt. Paulo J. Ferreira)
Trio Clarinete / Violoncelo / Acordeão
Sérgio Neves / Ana Luísa Marques / Carisa Marcelino
terça-feira, junho 13, 2006
"este pensa que tem interesse" (actualizado)
Trio Desconcertante em Itália

O Trio Desconcertante formado por Sérgio Neves (clarinete), Ana Luísa Marques (violoncelo) e Carisa Marcelino (acordeão) obteve o 2º Prémio categoria Música de Câmara no Concurso Internacional de Valtidone, Itália (entre 26 grupos a concurso).
Estes músicos são alunos da Escola Superior de Artes de Castelo Branco - Classe de Música de Câmara do prof. Paulo Jorge Ferreira.
Interpretaram as seguintes obras:
Triopus - Paulo Jorge Ferreira
Concertino - Sérgio Azevedo
Desconcertante - Carlos Marques
Otoño Porteño - Astor Piazzolla (adapt. Paulo J. Ferreira)
Este grupo já tinha alcançado o 2º lugar no Prémio Jovens Músicos 2005, na categoria de Música de Câmara (nível superior).
Esta excelente notícia demonstra, uma vez mais, o sucesso de uma escola de música que apostou no acordeão.
Parabéns aos músicos e ao seu professor, Paulo Jorge Ferreira.
domingo, maio 21, 2006
Fauré...

Na passada quinta-feira aceitei um desafio interessante: acompanhar em acordeão duas melodies de Gabriel Fauré. A escrita dos acompanhamentos de piano de Nocturne e Les Roses de Ispahan adapta-se de forma surpreendente ao nosso instrumento (os mais puristas torceram o nariz, naturalmente...). O timbre do acordeão também se adequou admiravelmente aos ambientes dos textos.
Aqui fica um registo fotográfico do momento: a inauguração de uma exposição de escultura naturalista do final do séc. XIX na Delegação Regional da Cultura de Évora.
Workshop de Acordeão em Évora
segunda-feira, abril 17, 2006
dos nossos leitores...
O acordeão erudito é aquela base que nos fascina e nos maravilha de uma múltipla côr e brilho. Uma magia ilimitada. Nunca se sabe o que dele poderá surgir. Transporta-nos por um emergir de cores, formas, odores, gentes, povos, pensamentos, uma deambulação infinita um espectro de sensação, um vago de riqueza numa deambulação pelos botões pretos e brancos. Aquele som rouco, distinto. Sentimo-nos em casa. NO lar, no calor do fole. Obg a todos os que fazem por o divulgar. A todos os que lutam para que se expanda mais e mais. A todos os que acreditam nele e no seu poder. A todos os que fazem boa música. Aos que tentam fazer boas música. Aos que iniciaram agora. Aos que o encaram como um escape, um passatempo enriquecedor (o meu caso). Aos que são profissionais. Aos amadores. Ás crianças que agora iniciam o seu estudo. E principalmente aos concertistas Portugueses deste instrumento que ainda há pouco se contavam pelos dedos das mãos e cujo número agora cresce dia após dia. Obrigado ao Professor José António Sousa e ao Professor Paulo Ferreira pelo esforço, dedicação singulares. Segundo o que sei, entre outros, foram os grandes motores de arranque do ensino do acordeão de concerto em portugal. Ajudaram e ajudam a mostrá-lo além fronteiras. Ensinam-no com amor, paixão, dedicação, empenho, competência e transmitem isso aos alunos. O acordeão está para eles tal como um filho está para a mãe. Obg a tds
terça-feira, abril 11, 2006
Saudades...(2)
Não posso fazer aqui uma crítica ao concerto por que não tenho o distanciamento suficiente. Não seria uma análise muito objectiva...
Poso , isso sim, falar deste encontro muito emotivo com colegas que não via há mais de dez anos: a Maria João Cunha e o Paulo Neto, duas pessoas muito queridas de quem tinha muitas saudades. Ambos deixaram de tocar. Fiquei triste. A Maria João era (e é) uma força da natureza. A sua intuição e energia arrebatava quem a ouvisse tocar. O Paulo, culto e sensível, com formação em Musicologia, tocava Bach de uma forma muito inteligente e profunda.
Não sei se alguma vez lerão estas linhas mas aqui lhes deixo um grande abraço!
quinta-feira, abril 06, 2006
Concerto do Duo Damian

Na próxima segunda-feira, dia 10 de Abril às 19h, concerto no CCB (pequeno auditório) com o Duo Damian (Pedro Santos, colaborador deste blog, e Paulo Jorge Ferreira). O programa é o seguinte:
Brahms - Dança Hungara nº 4
Ruy Coelho - Suite Portuguesa nº 1
Vaclav Trojan - Tarantella
P. Jorge Ferreira - Infinito Grego
Vladimir Solotaryov - Rondo Capriccioso
Bogdan Precz - Tokkata
Anatoly Surkov - In the feel is Byeroska
Astor Piazzolla - Nightclub 1960
Este concerto será transmitido em directo para a Antena 2. Quem não puder ir, ouça pela rádio. Eu vou lá estar!
domingo, abril 02, 2006
Um ano de Blog...
Os nossos leitores (se algum resistente permaneceu fiel, na esperança de mostramos sinais de vida...) são agora convidados a reflectir conosco sobre o caminho percorrido nas instituições de ensino artístico onde o acordeão é leccionado. Podem deixar os seus comentários alunos ou professores, entusiatas ou profissionais, isto é, todos aqueles que, de alguma forma, conhecem o trabalho desenvolvido de Norte a Sul nas escolas e universidades que acolheram este instrumento.
Podem falar sobre os índices de adesão; a escolha e divulgação do reportório contemporâneo nos conservatórios e escolas de música; a actualização dos programas em relação aos das intituições estrangeiras congéneres; o velho (falso?) conflito entre os erudito e o popular; as saídas profissionais dos recém-licenciados em acordeão, etc. etc...
Irei publicando alguns comentários (que editarei com permissão dos seus autores) conforme o tempo e disponibilidade...